[TV] Novelas da Globo e a falta de internet

Não sei se é um bom primeiro post pra esse humilde blog, mas neste exato momento estou deitado na cama e na TV passa a novela das 7 da Globo, Aquele Beijo. Por quê eu estou vendo isso? Falta de internet, só por isso.

Mas o ponto é: num passado um pouco remoto eu gostava muito de ver novelas, sério, muito mesmo. Hoje eu não suporto, só consigo ver numa situação dessas, sem internet. Agora eu penso: o que será que mudou? Meu gosto se aprimorou? A qualidade das produções globais decaiu? Acho que a melhor resposta é: os dois.

Quando a banda larga ficou acessível, consumir conteúdo online (baixar) ficou muito mais fácil. Eu comecei vendo anime (Naruto), até que eu conheci uma série que mudou a minha vida: Lost. A série tinha uma dinâmica tão interessante, tão empolgante e eu ficava tão eletrizado que, desde o primeiro episódio (que vi num DVD) fiquei doido pra consumir o resto (se não me engano estava em meados da segunda temporada) – e isso me levou a procurar uma maneira de obter online. E a partir disso eu comecei a conhecer outras séries e a ler e comentar sobre elas, e conhecer outras e mais outras e por assim em diante.

Hoje, não troco uma boa série por nada (filme, livro ou game). Mas qual o sentido das novelas da Globo não despertarem mais nada em mim? Acho que não sou mais o público alvo, possivelmente porque esse público alvo mudou. Acho os diálogos muito “eu-estou-lendo-um-texto-ao-invés-de-realmente-estar-falando-com-você” e que as histórias são sempre as mesmas, não há qualquer tipo de inovação. Sabendo quais são os personagens, você já consegue saber como a história vai começar e terminar.

A TV já não é mais pra nós. Somos consumidores de nichos (só nesse post eu já citei dois diferentes – séries e animes) e a TV está proporcionando um conteúdo de massa. A Globo fornece um único tipo de programação que atende a milhares de pessoas. Hoje consumimos diversos tipos diferentes de conteúdo porque temos um mecanismo que fornece milhares de nichos para poucos consumidores – a Internet. O futuro da TV é meio obscuro, mas isso é assunto pra outro dia, quando eu falar do livro A cauda longa, escrito por Chris Anderson, que mudou toda a minha percepção sobre internet.

Agora, será que vale um bacon?

Novelas da Globo: Não! Enquanto continuar tudo igual as novelas não valem nem um bacon cru.

Séries Americanas: Sim! A inovação continua e qualidade aumenta a cada série: Community, Modern Family e outras mais estão aí pra comprovar. Vale uma porção inteira de bacon crocante e delicioso!

Deixe um comentário

