[Tech] Por quê eu desisti do Android

O mercado de smartphones nunca esteve tão aquecido. Toda semana surgem novos modelos, de fabricantes diferentes, com características ora distintas e ora semelhantes. Em 2007, a Apple levantou esse mercado e ditou os rumos que seriam adotados pelas empresas dali pra frente. O mercado expandiu e hoje está polarizado entre dois OS’s – Android do Google e iOS, da Apple.

Enquanto a Maçã adotou a sua prática usual de controle total sobre o iPhone, fabricando tanto o hardware quanto o software, garantindo assim uma experiência de usuário padrão à todos (o que facilita em muito o trabalho de desenvolvedores), o Google resolveu seguir um caminho diferente e optou por licenciar o Android pra Deus e o mundo. Hoje, em conseqüência disso, o Android está presente em todos os cantos do mundo, em aparelhos para todos os gostos e bolsos, dominando o market share do mercado de telefonia móvel. Essa batalha, de curto prazo, o Google venceu.

Licenciar o Android foi uma escolha até interessante, mas hoje a gigante de Mountain View sofre com um problema: fragmentação. Não há como afirmar (pelo menos é o que eu acho) que um mesmo app vai rodar igual num Galaxy SII e num Galaxy Mini. Não sei se o ICS vai resolver isso, mas aí está o primeiro problema.

O segundo ponto são as customizações: não tenho nada contra uma empresa mudar a interface de usuário e dar um toque especial – isto é, desde que a mudança seja pra melhor (Oi, Motoblur!). O problema é que as atualizações só chegam no seu aparelho depois de passar pela “faca” da empresa, o que pode demorar um bom tempo, ou nem chegar.

Mas o maior problema de todos é que considero que os Androids não são “duráveis”. As empresas estão vendendo especificações, como 1gb de RAM ou um processador dual-core, ao invés de vender o que o usuário pode fazer com elas. Nesse ano que acompanho o mundo dos gadgets, parece que saí um novo Android topo de linha a cada 3 ou 4 meses. Eu acho muito difícil gastar uma quantia alta de dinheiro em um telefone topo de linha sabendo que em pouco tempo ele pode estar ultrapassado. Será que tudo que eu uso hoje vai funcionar perfeitamente daqui 1 ano? Será que vou receber todas as atualizações disponíveis? Mas Catapan, pensando assim tu nunca vai comprar nada!

Bom, seria isso mesmo se eu não tivesse outra opção – o Windows Phone 7.5 Mango. Na minha opinião de entusiasta de tecnologia, a Microsoft acertou na sua estratégia: diversificar as empresas mas padronizar os aparelhos – isso possibilita que você possa escolher sua empresa favorita (HTC, Samsung, Nokia) e ter a mesma experiência de usuário de qualquer outra pessoa. Outro aspecto positivo é que as empresas estão vendendo as funcionalidades e não um chip dual-core que, na mente do usuário, fica “velho” quando lançarem o primeiro celular quad-core do mundo (vai acontecer, espere).

Além disso, li em alguns lugares que usuários que compraram aparelhos antigos com o WP 7 estão desfrutando perfeitamente as novidades do Mango – e isso é muito bacana. É uma espécie de garantia que meu celular vai durar um tempo considerável – o que pra mim é algo extremamente importante. O sistema operacional da Microsoft combina a rigidez da Apple com a liberdade do Google – mas faz isso da maneira certa. Quem ganha somos nós.

Agora, será que vale um bacon?

Apple iOS: Rodando muito bem, obrigado, até nos iPhones 3GS’s, o iOS5 é o sistema operacional mais adorado do mundo – e tem os seus motivos pra ser. Vale um bacon bem suculento!

Google Android: O quase iOS traz facilidades e uma diversidade de aplicativos, na sua maioria gratuitos, mas a diversidade de empresas e a insegurança nas atualizações são um ponto negativo. Só um bacon pequeno pra você.

Microsoft WP 7.5 Mango: Com um novo tipo de interface de usuário e parceria com diversas empresas, o WP tem a chance de atingir diversos mercados, com modelos para gostos e bolsos distintos, sem prejudicar a experiência do usuário. Uma porção de bacon com fritas, por favor!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s