[TECH] A importância dos Reviews

Se tem um assunto que chama minha atenção, esse assunto é tecnologia. Todos os dias eu entro no Engadget, Phone Arena, TechnoBuffalo, GSM Arena, Gizmodo, MacMagazine, Tecnoblog, Google Discovery e TechTudo. É claro que não leio tudo, apenas o que me interessa, mas geralmente leio os reviews de produtos interessantes, como novos smartphones e tablets – a propósito, aí vai uma dica: ao ler um review, sempre comece pela conclusão – se for interessante, leia o resto. Se não for, nem se incomode. Ler um review com certeza ajuda na hora de escolher um gadget, mas muitas vezes passamos a valorizar um aspecto que não é tão interessante pra nós só porque é importante para o autor do review.

Vou tomar por exemplo o iPhone 4S. Comparado com o modelo anterior, iPhone 4, vi apenas 3 diferenças significativas: processador A5, câmera de 8 megapixels e a Siri – ah, a Siri – provavelmente o principal motivo que fez esse modelo vender feito água gelada em jogo de futebol. Para os americanos é um grande recurso, é como viver naquele futuro que vemos nos filmes. É quase mágica. Mas e para nós, brasileiros? Bem, não.  Pelo menos até que o Português Brasileiro seja adicionado – e isso pode demorar.

Talvez esse exemplo seja meio estranho e não reflita o que quero expor aqui. Vou então para o meu novo sonho de consumo, o Nokia Lumia 800. Em quase todos os reviews que li, sempre apontaram um ponto negativo do smartphone: a falta de uma câmera frontal. Até aqui no Brasil vi muitas pessoas reclamando, chamando de um lixo total e que a Nokia deveria decretar falência porque já não entende nada de celular. Fiquei curioso e fui perguntar a um amigo, que possui um iPhone 4, o que ele achava de uma câmera frontal. Sua resposta foi:  se usei 10 vezes nesse meio ano foi muito. Eu particularmente não gosto de câmera frontal e nunca trocaria uma chamada normal por uma vídeo chamada – como é que eu poderia fingir que a pessoa não me acordou com a ligação se ela está vendo meus olhos esbugalhados? É preciso saber filtrar as informações e colocar suas expectativas em primeiro lugar.

Muita gente compra um iPhone simplesmente porque a Apple App Store tem mais de 500 mil aplicativos, sendo que usa apenas uns 15 ou 20 que estão em todas as plataformas.  Não faz sentido. É decidir gastar seu dinheiro por um ponto que não é tão relevante assim. Eu, particularmente, gosto de ver o sistema operacional deslizando na tela, algo suave (smooth). Talvez esse seja o principal motivo por não gostar tanto de um Android e adorar o Windows Phone 7.5. Pra mim isso é um fator muito importante, mas talvez não seja pra quem escreve o review. Eu sei o que eu quero e busco essas informações quando leio algo do tipo – acho que essa é outra dica então.

Por último, vou colocar aqui um exemplo pessoal. Meu irmão está querendo trocar seu Nokia Lanterna First Generation por um Galaxy S2 (óóun). Após ler diversos reviews ele veio me perguntar sobre alguns aspectos. Vou reproduzir o email aqui:

desculpa ser bem chato, mas eu li em uma dessas reviews por aí (ou imaginei, sei lá, li tanto que daqui a pouco vou comprar um ferro de passar roupa e queimar a orelha) que a câmera às vezes leva até 3 segundos para tirar um foto e que a foto em movimento não fica boa.

Segue abaixo a minha resposta, delicada feito um elefante numa loja de cristal:

Afff, tu espera que a câmera de um celular seja tão boa quanto uma câmera profissional???

E tu por acaso vai ficar tirando foto correndo? Ou então tá com parkinson que não consegue segurar a câmera sem tremer? E desde quando 3 segundos é muito?
Foi esse email que me motivou a escrever isso. Nem sempre o que vemos nesses sites especializados em tecnologia faz parte da nossa realidade. Tirar uma foto rápido é importante?  Claro. Mas se você quer isso e valorize isso, compre uma câmera profissional pra tirar 5 fotos por secundo – não espere isso de um celular. Eu gosto de ler reviews pra ver coisas novas e tentar criar um gosto próprio. Se não fizesse isso, provavelmente ainda estaria sonhando com um iPad ou com um iPhone. Depois de ler muito eu já criei minha lista de gadgets, o que eu teria se tivesse dinheiro pra comprar. Vou colocar aqui embaixo e os motivos que me fizeram escolhê-los.
Smatphone: Nokia Lumia 800 – É lindo demais, Windows Phone roda lisinho e é um aparelho durável.
Tablet: Amazon Kindle Fire – “80% dum iPad por 40% do preço” – a frase não é minha, mas é bem por aí.
Notebook: Apple MacBook Air 13.3 – Lindo, Leve, Rápido e com uma bateria que dura muito.
É importante saber o que vale realmente a pena e escolher racionalmente ao invés de emocionalmente. Nenhum dos produtos acima é barato, então devemos levar em conta o que é importante pra nós e não o que é importante para os outros. Os reviews estão aí pra ajudar a te escolher um produto e não escolhê-lo pra você.
Agora, será que vale um bacon?
Reviews: São ótimos guias e fornecem ótimas informações. Fazem sempre um grande trabalho. Mas nem sempre vivemos na mesma realidade.  Querendo ou não, são ótimas leituras. Uma porção linda de bacon.
Deixe um comentário

