[TECH] O ano da Microsoft

Contaminado pelo spam promovido pela Boo Box em favor do seu dono, Marco Gomes, resolvi votar no Prêmio INFO melhores do ano. Foram várias perguntas e confesso que em algumas não tinha a menor ideia em quem votar. Na categoria melhor empresa do ano tive minhas maiores indagações – não sabia se escolhia Apple ou Microsoft. Depois de fazer um retrospecto mental rápido acabei escolhendo a segunda. Vou listar aqui os pontos que eu considerei mais importante nesse ano para as duas empresas:

Apple

iPad 2: o maior lançamento do ano da maçã consolidou (se é que precisava) a superioridade da empresa no seguimento que ela ressuscitou. E ainda por cima tiveram as Smart Covers.

iOS 5: Não achei tudo aquilo não, a principal novidade – Notification Center – é uma cópia do Android, então não foi algo realmente inovador.

iPhone 4S: embora venda um monte, acho que ainda é restrito ao mercado norte-americano e traz poucas funcionalidades reais a nós, brasileiros. (oi Siri!)

Steve Jobs: sua morte foi com toda a certeza o maior acontecimento do ano e é inegável que isso colocou a Apple mais na mídia do que nunca.

Empresa mais valiosa do mundo: pela primeira vez na história esse posto não foi ocupado por uma empresa petrolífera. Esse é o acontecimento mais marcante da Apple nesse ano.

Microsoft

Parceria com a Nokia: um acordo que selou o futuro de duas empresas e que parece ser bem recebido.

Mango: é o Windows Phone como deveria ser – muito elogiado pela maioria dos sites especializados. Além de tudo já está presente em todos os aparelhos vendidos, sejam os atuais ou os antigos. (oi Android!)

Windows 8: essa foi a maior tacada da Microsoft – uma mudança radical na interface do usuário, que deve ser universal, criando um verdadeiro ecossistema Windows. Recepção positiva pela imprensa – vamos ver a adoção pelos desenvolvedores! Vou dizer que essa imagem ai de cima foi o que me conquistou – sempre senti falta disso no iOS =D

Os fatos são esses. Eu sei que tudo é muito subjetivo, mas na minha mente as maiores inovações do ano ficaram com a Microsoft. Uma mudança como essa do Windows não é coisa pequena não, a empresa saiu da sua zona de conforto e está tentando inovar e se manter viva. As novidades trazidas pelo Windows 8 são muito mais marcantes, por exemplo, do que aquelas do Lion, que deixou o Mac OsX mais parecido com o iOS, numa tentativa de o deixar mais natural para novos usuários vindo de um iPad, por exemplo. Enquanto a MS foi por um caminho mais nebuloso e arriscado, a Apple incorporou novidades de um sistema operacional consolidado e de sucesso.

É engraçado pensar que seria a Microsoft a empresa a mais se arriscar nesse ano de 2010 e que a Apple tenha ficado na sua zona de conforto. Acho uma pena que hoje seja quase uma moda falar mal da MS e bem da Apple – são duas empresas fabulosas que não seriam a mesma coisa se uma ou a outra não tivessem existido. Quando eu era mais novo, trabalhar na gigante de Redmond era o sonho de qualquer um – você podia ir trabalhar de pijamas!!! Bom, pelo menos isso eu acho que não mudou, ou pelo menos a Microsoft podia propagandear mais – a empresa está querendo tirar aquela imagem engravatada e virar algo mais atraente, cool – talvez isso ajude.

Foram esses os motivos que fizeram votar na Microsoft. Eu sou um grande entusiasta e acho que a empresa é muito capaz. Meu voto no Prêmio INFO foi, antes de tudo, um voto de confiança. Agora é esperar pra ver.

P.S.: Ah, a propósito, acabei não votando no Marco Gomes, muito embora eu seja fã do Jovem Nerd. Votei no Breno Masi – um Apple maniaco que só flooda minha timeline com lindas imagens internacionais – fundador da FingerTips =]

Deixe um comentário

