[TECH] O mundo de Tony Stark está mais próximo do que você imagina.

Eu já disse aqui antes o quão entusiasta eu sou por tecnologia e nessa semana eu tive alguns pensamentos que me deixaram meio doidos. A gente sempre imagina quão interessante vai ser o futuro, quais serão as novas tecnologias e como nós viveremos com ela. Muitos vídeos tentam nos dar um preview de como esse mundo será. Vou colocar dois links aqui, um sobre a visão da Microsoft e outro onde o vidro faz toda a diferença.

Mas a minha visão de futuro é talvez um pouco diferente e pra tentar explicá-la vou falar um pouco de Tony Stark. Não, não acho que todos nós teremos uma armadura de ferro com poder nuclear e seremos defensores do mundo (ou então simplesmente vamos voando para a faculdade ao invés de pegar ônibus), mas de algo que sempre me chamou muita atenção nos filmes e que eu sonho que um dia vire realidade – e eu acho que esta realidade já está se modelando. O vídeo não é dos melhores, mas mostra bem o que quero passar:

Simplesmente fantástico. Não quero dizer que você sairá por aí criando novos elementos químicos que mudarão a sua vida, mas pense nas possibilidades. Quando eu vi essa cena eu logo a apliquei na vida real, em algo que eu realmente acho que seria fascinante – trabalhos de faculdade. Quem aqui, amigo, não fica puto quando precisa transferir um arquivo para outro colega que está do seu lado? É claro que não é um problema, você no máximo usa um pen-drive, manda um e-mail ou dá um share no dropbox. Simples. Mas meu sonho é olhar pro monitor do colega ao lado, ver o que já foi feito e – simplesmente com um gesto – transportar esse arquivo pra sua máquina, um Ctrl + C / Ctrl + V mais dinâmico, holográfico, sem e-mail, sem pen-drive, sem clicks. É demais!

Daí você, cético por natureza, diz: isso é filme, nunca vai virar realidade. Talvez. Mas vou tentar mostrar aqui como já existem tecnologias que num grau ou outro reproduzem o que é visto em Homem de Ferro. E o pior que nem percebemos. Estamos deixando o começo do futuro (tá bom, meu futuro) passar despercebido.

Vou começar pelos gestos. Se você é um pouco antenado em tecnologia ou então em videogames, seu primeiro pensamento deve ser o Kinect – e esse é o meu. De um “simples” acessório que jogou um balde de água fria no Nintendo Wii, esse produto tem um potencial imenso, não só na indústria dos games. A Microsoft está em campanha para expandir os usos para o Windows (utilizando até bacon para atrair desenvolvedores!) e ela está certa. Se a Apple introduziu o touch-screen ao mundo, a Microsoft é a precursora quando se fala em navegação por gestos – sem tela. E como o Kinect fez um aninho, esse foi o vídeo que a gigante de Redmond preparou pra promovê-lo:

Quem é que não se imagina um Tony Stark vendo isso? Ainda parece muito distante de Homem de Ferro, não é? Cadê os hologramas? Bom, aí é que entra o segundo vídeo.

Você pode achar ele meio tosco e não ver isso aplicado na realidade. Eu vejo um começo e – no nível que a tecnologia anda – a nossa cena do Tony Stark não me parece um futuro muito distante. Ou vai dizer que há 5 anos você sonhava com um smartphone sem teclado físico, ein?

Outro produto que eu considero um life-changer é a Siri, assistente virtual introduzida no iPhone 4S. Você pode me dizer que isso já funciona a tempos no Android ou então que funciona tão bem quanto no Windows Phone 7.5 – não vou discutir esse ponto. O fato é que a Apple conseguiu colocar os comandos de voz no dia-à-dia das pessoas de uma maneira que nenhuma outra empresa conseguiu. Quem não se sentiria no futuro ao marcar um compromisso usando apenas a voz? Agora pense na Siri indo além do seu iPhone: no seu carro e na sua casa, por exemplo. Não seria fascinante? Você está lá, lavando aquela louça, com as mãos sujas e molhadas e começa a tocar uma música que você não gosta: o que seria mais fácil, limpar as mãos e mudar manualmente ou falar “Siri, mude de música, por favor”. Eu sonho com a segunda opção. Eu preciso da segunda opção.

Agora, eu sei que o Kinect possui um sistema de reconhecimento de voz. Rumores apontam que a nova versão do produto poderá até reconhecer se você está nervoso ou não. Simplesmente fantástico – e um pouco assustador, devo confessar. Mas imagine um futuro com o melhor desses dois mundos. Com um sistema que reconheça seus movimentos de maneira perfeita; que te dê a possibilidade de manipular hologramas e que ainda por cima converse com você e te auxilie nesse processo, de uma maneira natural e não-robótica. Você só vai precisar trocar J.A.R.V.I.S. por Siri pra viver no mundo Iron Man.

Deixe um comentário

