[TECH] Wish List 2011!

Hoje eu fiz uma listinha dos gadgets que saíram nesse ano e que eu gostaria de ter. Pensei logo em quatro categorias: Notebook, Tablet, Smartphone e E-Reader. O resultado foi interessante – cada um deles difere do outro com relação à marca, design, sistema operacional e preço. Abaixo segue a lista e a razão de esses produtos valerem esse bacon todo.

Notebook

Apple MacBook Air 13,3″. 

Por que vale um bacon: Se eu falar que é pelo design você pode me chamar de viado. Se eu falar que é pelo peso você pode me chamar de fracote. Se eu falar que é pelo sistema operacional você pode me chamar de macfag. É difícil dizer o que mais me chamou atenção no Air, possivelmente a leveza e a velocidade do sistema nesses SSD’s. E vou dizer que realmente sou fã do Mac OS X. Eu posso passar horas fazendo aqueles gestos no touchpad, só pelo simples prazer de ver ele funcionar. Para o que eu uso – internet, edição de textos, vídeos – o Air é simplesmente perfeito. É claro que 256gb de HD não é lá grandes coisa, mas é algo que eu relevo.

Tablet

Asus EEE Pad Transformer Prime

Por que vale um bacon: Vou dizer que esse foi um dos mais complicados. Eu gosto muito do iPad 2 da Apple, mas eu não consigo gostar daqueles ícones estáticos do iOS. Sei que é um motivo bobo, mas sempre gostei mais das animações no Android. Sei também que o número de apps não tudo aquilo e blá-blá-blá, mas gosto é gosto. A escolha do Prime, por sua vez, deu-se por 3 motivos: é da Asus e a Asus não costuma fazer mudanças gritantes no Android; o tablet possui entrada microsd e é bem fininho, além de ser o primeiro quad-core do mercado. Não sou fanático por hardware, mas se tem uma coisa que eu não suporto é lag e pelo que eu vi, lag não é problema aqui. Eu fiquei realmente tentado a colocar o Galaxy Tab 8.9, mas usei uma vez e achei meio travado, então nem rola.

Smarphone

Nokia Lumia 800

Por que vale um bacon: A combinação entre design, sistema operacional e marca foi fatal aqui. Não sou louco por design, mas acho que ajuda o celular se um pouco bonitinho e não ser um tijolinho – pra mim, o Lumia 800 é o smartphone mais bonito do mercado. Again, gosto é gosto, eu tenho o meu. Nesse ano eu ainda descobri o Windows Phone e gostei: é rápido, mesmo sendo single-core; acho muito interessante o conceito das Live Tiles e, again, pode parecer idiota, mas realmente gostei muito de como você transita entre as abas dos aplicativos – deslisando o dedo ao invés de clicar em uma área específica da tela. Sei lá, achei animal… E por último, esse modelo é Nokia. Não é por que uso um Nokia Lanterna, mas acho que os aplicativos instalados pela Nokia realmente fazem a diferença – principalmente o uso de Mapas Offline. Isso é foda demais, principalmente pra alguém que se perde facilmente – tipo eu.

E-Reader

Amazon Kindle

Por que vale um bacon: Até metade desse ano o Kindle não existia pra mim. Eu conhecia o produto mas não via uso. Foi então que comecei a ler livros em inglês e senti uma necessidade: um dicionário sempre à mão. É claro que um smartphone faz isso ou então até mesmo um tablet, mas não consigo achar prático. Mesmo sendo leve, um iPad ainda é pesado quando comparado a um Kindle – e isso faz toda diferença na hora de ler. O Kindle possui um dicionário embutido, o que agiliza a leitura de livros em outro idioma. Agora, são vários os modelos de Kindle pra escolher. Eu fico com o mais barato, por dois motivos: eu não quero um Kindle pra outra coisa que não seja para ler e-books, dessa forma outras características, como 3g, touchscreen e teclado não me atraem. Além disso, é o mais barato – não preciso gastar mais dinheiro em algo que quase nunca vou usar. Outra argumento que sempre uso: eu teria coragem de tirar o Kindle da mochila e ler dentro do ônibus, mas nunca faria isso com um iPad. Além do que a tela do Kindle (e-ink) é infinitamente superior à do iPad no quesito leitura, muito semelhante ao papel. É ver pra crer. Demais.

Nesse mundo de ecossistemas, parece-me que estou ferrado. São quatro plataformas distintas, mas acho que isso não é problema. Pelo menos pra mim, isso só um problema que colocaram na nossa cabeça. Pode ser que nos USA investir no ecossistema Apple, com iCloud, valha a pena. Aqui no Brasil eu ainda acho que não.

Bom, essa foi a lista de Gadgets do ano de 2011. Acho que não sai mais nada por aí até o final do ano. Vai ser engraçado comparar esse post com o post do ano seguinte. Aos amigos, aceito qualquer item acima como presente =]

Deixe um comentário

